A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Com o objetivo de ajudar o produtor a tomar melhores decisões no campo, a Cotribá promove pela primeira vez, entre os dias 19 e 20 de fevereiro, o Coonecta Agro Ibirubá. Com nove estações de inovação espalhadas pela área experimental da cooperativa em Ibirubá, no Noroeste, o evento vai divulgar as principais tecnologias de manejo das culturas soja, milho e pastagens. Gratuito e aberto ao público, a expectativa é de reunir, nos dois dias, 2 mil pessoas.
De acordo com o gerente da Cotribá, Jonas Antonello, a ideia é oportunizar o produtor a conhecer a pesquisa realizada dentro da cooperativa.
— Antes, a gente fazia vitrines tecnológicas em cada região da cooperativa. Nossa ideia é agora juntar tudo isso em um evento único, robusto, onde a gente vai trazer experimentação do campo e lançamentos e oportunizar uma maior interação entre o produtor e a cooperativa e as empresas.
Criada no ano passado, a área experimental da Cotribá surgiu para otimizar o manejo dos 9 mil associados. Atualmente, mais de 300 testes estão sendo realizados no espaço, desde cultivares e sementes até fertilizantes e inseticidas
— Nossa ideia é entregar ao produtor a informação de qual produto está sendo mais eficiente para tal problema pelas redes sociais, em reuniões internas — esclarece Antonello, acrescentando que a Cotribá trabalha na revenda de mais de 600 produtos de manejo.
Com 40 empresas confirmadas até o momento, de insumos até máquinas agrícolas, o Coonecta Agro Ibirubá reunirá também palestras e espaços para networking. Apesar de ser gratuito, o evento requer inscrição prévia, pelo site da Cotribá.