A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Inspirado no tradicional som das ovelhas, um concurso gastronômico nesta semana, na Campanha, vai buscar atrair produtores e o público urbano pelo estômago. É a Bééést Ovino Chef, novidade dentro da programação da Agrovinos, uma das principais feiras da temporada de verão no Estado, que chega a 16ª edição nesta terça-feira (9), em Bagé.
Com produtores e cozinheiros no comando das panelas, o evento gastronômico vai reunir três jurados para avaliar pratos sofisticados que destacam a carne ovina na receita. Gustavo Velloso, presidente da Associação Bageense dos Criadores de Ovinos (Abaco), que, em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé, organiza a feira, explica que essa tem sido uma das tendências da Agrovinos nos últimos anos: inserir a gastronomia dentro da programação.
— É que o consumo de carne ovina ainda é bastante restrito no Brasil, 500 gramas por pessoa por ano. Queremos aumentar isso, estimular a presença da proteína tanto em refeições do dia a dia quanto em pratos mais sofisticados — justifica o dirigente.
Além da estreia da Bééést Ovino Chef na quinta-feira (11), às 21h, a 16ª edição contará também com o Concurso de Culinária Campeira com Carne Ovina na sexta-feira (12), às 11h30, e o concurso com assados de cordeiro inteiros no sábado (13).
Além dos eventos culinários, a Agrovinos também promete negócios aquecidos, com cinco remates marcados nos cinco dias de feira. A projeção de Velloso é superar os R$ 1,7 milhão faturados com a venda de animais no ano passado. Entre os cinco remates, há o da reconhecida Estância de Santa Cecília, que colocará mil animais da raça corriedale em pista.
— O momento é de investir, a oportunidade é agora. Os preços estão relativamente baixos e há uma tendência de alta no curto prazo. Então, quem investir agora terá uma genética de primeira linha e comprará por menos — analisa Velloso.
A feira, que começa nesta terça-feira (9) e vai até sábado (13), na Associação e Sindicato Rural de Bagé, também sediará o I Fórum de Turismo Rural e Gastronômico, palestras técnicas e julgamentos de animais. Neste ano, 402 animais foram inscritos, entre galpão e argola.