A contagem oficial do número de animais de argola na Expointer deste ano só será conhecida nesta terça-feira, mas balanços parciais de associações de criadores reforçam a expectativa de retomada da participação nos patamares pré-pandemia. O prazo para a inscrição se encerrou nesta segunda-feira — para o rústicos, segue até o dia 10 — e os dados serão apresentados pela Secretaria da Agricultura.
Os ovinos vêm com time reforçado para a exposição no parque Assis Brasil, em Esteio. Conforme a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), foram 892 inscritos de 15 raças, além das variedades naturalmente coloridas , de mais de 160 expositores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Um crescimento de 10,3% em relação a 2021.
Edemundo Gressler, presidente da Arco, credita esse aumento ao crescimento que a própria atividade volta a ter — no país, o rebanho já ultrapassa 20 milhões de cabeças.
Na Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), que reúne 33 raças bovinas e três equinas, a adesão à participação é ainda maior: 47,3%. São 364 inscrições , sendo 337 bovinos das raças angus, charolês, devon, hereford, murray grey, normando, red poll e shorthorn e 27 equinos da raça percheron.
Para a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, a expansão no número de animais inscritos mostra que os criadores estão dispostos a mostrarem em pista o trabalho que vêm realizando ao longo do ano em suas propriedades. A 45ª Expointer será realizada de 27 de agosto a 4 de setembro.
*Colaborou Carolina Pastl