O recorde de inscrições para o Brazil Wine Challenge, avaliação de vinhos que começa hoje e vai até sexta-feira, em Bento Gonçalves, na Serra, tem ligação direta com o comportamento do consumidor. São 908 amostras de 16 países, alta de 17,3% sobre 2020.
— São vários fatores que impulsionaram o número de amostras, mas, principalmente, o atual momento do mercado do vinho brasileiro. O aumento do consumo (perto de três litros per capita) encorajou as empresas a inscreverem mais amostras — analisa André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que promove a iniciativa.
O enólogo reforça que estar na lista dos 30% melhores pontuados funciona como uma ferramenta de marketing:
— Várias empresas que já ganharam premiações anteriores tiveram seus produtos vencedores esgotados em poucas semanas.
As vencedoras ganham um certificado atestando a qualificação e podem utilizar no rótulo um selo.
Como funciona
- As amostras inscritas são avaliadas por 76 degustadores (entre enólogos, sommeliers, bioquímicos, especialistas em vinhos, agrônomos, biotecnólogos e jornalistas especializados) de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai.
- As degustações são às cegas, e as provas consideram olfato, visão e paladar.
Retrospectiva Brazil Wine Challenge
2002 – 408 amostras de 11 países
2004 – 401 amostras de 11 países
2006 – 420 amostras de 13 países
2008 – 411 amostras de 13 países
2010 – 459 amostras de 15 países
2012 – 503 amostras de 17 países
2014 – 709 amostras de 18 países
2016 – 623 amostras de 17 países
2018 – 611 amostras de 14 países
2020 – 774 amostras de 16 países
2022 – 908 amostras de 16 países
*Colaborou Carolina Pastl