Foi com sol, desfile das campeãs (foto acima) e novos classificados à final do Freio de Ouro que terminaram, ontem, a 43ª Expoleite e 16ª Fenasul, no parque Assis Brasil, em Esteio. Os eventos, retomados depois de um hiato de dois anos, atraíram expositores, competidores e visitantes. Como o acesso era gratuito, os organizadores trabalham com estimativa de público. Para o secretário de Agricultura, Domingos Velho Lopes, nos cinco dias, o movimento foi semelhante ao de um na Expointer.
– Superou as expectativas. O setor leiteiro mais uma vez mostrou que a paixão pela atividade supera os problemas econômicos – afirmou Francisco Schardong, coordenador da Comissão de Exposições, Feiras e Remates da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
O secretário destacou ainda a “união das entidades” e a “parceria “ com a prefeitura. A partir de agora, os eventos simultâneos ganham um período fixo do ano para serem realizados, conforme anúncio feito na abertura.
Ao todo, 961 animais passaram pelo parque, incluindo os equinos da Semifinal Gaúcha Sul do Freio de Ouro. Ontem, 15 conjuntos garantiram uma vaga na grande final da prova organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).