Um detalhe na gola da camisa usada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em sua passagem por Santo Ângelo, chamou a atenção. A cruz missioneira é um símbolo da região e foi entregue pelo prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, também presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O objeto tem relação com a história local, remontando ao período das missões jesuíticas, erguidas entre os séculos 16 e 18, e materializadas no Estado pelas ruínas daqueles que ficaram conhecidos como os Sete Povos das Missões. Os braços duplos representam proteção dobrada, em uma tradição que se mantém até os dias de hoje.
— A gente protege as pessoas importantes que vêm (com a cruz) e já pede a São Pedro, aos padres jesuítas, que deem força para a ministra neste momento em que precisamos de recursos emergenciais e trabalho para o futuro. Com essa cruz, ela vai se lembrar — explica Klein sobre a entrega do button, feita ainda no aeroporto de Santo Ângelo, antes da visitaà propriedade rural, onde Tereza Cristina já exibia o presente.
Do grupo de 26 municípios que integram a AMM, a maioria já decretou situação de emergência. Outros, como São Nicolau, se preparam para fazer o decreto até amanhã. No município, a cultura mais prejudicada é a do milho, segundo o prefeito.
O balanço consolidado das perdas ainda está sendo feito, mas Klein estima que seja significativo em razão do tempo seco ter atingido em cheio a etapa da floração, quando a água não pode faltar. Sem chuva significativa, os efeitos também já são sentidos na soja, na pecuária de leite e na suinocultura.
Tereza Cristina visitou uma propriedade rural em Santo Ângelo e depois reuniu-se com lideranças do setor, recebendo demandas para o enfrentamento da estiagem (pontuais e de longo prazo).