A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A secretária da Agricultura Silvana Covatti avaliou como positivas as tratativas que estão sendo buscadas por recursos e apoio diante da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Por cerca de uma hora, o assunto foi tema de reunião entre a pasta e o Ministério da Agricultura na manhã desta quarta-feira (5).
O encontro foi realizado com representantes da área de políticas públicas do Ministério. Dentre os temas tratados, foram discutidas a viabilização de recursos federais para o fortalecimento do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e para programa de aquisição de alimentos. Segundo a secretária, a medida vai viabilizar a compra de hortifrútis para ajudar os produtores gaúchos.
Também foi solicitada a regulamentação da lei federal que dispõe de medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar.
Antes, a secretária também se reuniu com o governador Eduardo Leite. Na esfera estadual, foram discutidas medidas como a ampliação do programa de subsídio Troca-Troca de Sementes, ampliação de valores para o programa de sementes forrageiras e medidas para agilizar a liberação de recursos do programa Avançar na Agricultura.
Silvana resumiu à coluna que viu os encontros “com bons olhos” e que todas partes “estão sensíveis ao momento”.
– Nossa parte, enquanto secretaria, estamos bem atuantes e fazendo tudo o que é possível – garantiu a secretária.
Na semana que vem, a ministra da Agricultura Tereza Cristina virá ao Rio Grande do Sul para observar o cenário da falta de chuva. O roteiro da visita ainda está sendo definido. A ideia inicial, segundo a secretária, é receber a ministra em Porto Alegre e então visitar algum município atingido pela seca.
De acordo com balanço preliminar divulgado pela Emater no começo da semana, a estiagem já afeta quase 140 mil propriedades gaúchas. O tempo seco provoca danos irreversíveis na cultura do milho e perdas significativas nas pastagens, por exemplo.