Na semana em que a Expointer volta a ter uma edição com público, outra importante feira do setor foi retomada, nos Estados Unidos. A Farm Progress Show, que neste ano é realizada em Decatur, Illinois, começou nesta terça-feira (31) e segue até quinta (2). Assim como a feira gaúcha, a americana também precisou ser cancelada em 2020 por conta da pandemia.
Nessa reabertura, uma ausência tem sido sentida: a dos agricultores brasileiros que iam em grupos para conhecer as novidades tecnológicas dos EUA. Com 68 anos de história, o evento estima receber mais de 150 mil visitantes de mais 40 países. As áreas de exposição e de demonstração somam 180 hectares na feira, descrita como a maior do setor ao ar livre no território americano.
Grandes fabricantes de máquinas estão presentes nessa edição, que soma mais de 600 expositores. Os protocolos contra a covid-19 estão dentro do que preconizam as regras sanitárias do Estado de Illinois.
Isso inclui o uso de máscaras dentro de ambientes fechados. Nas orientações dadas pelos organizadores, há ainda a recomendação de que os visitantes mantenham, quando possível, o distanciamento e fiquem em casa se estiverem com sintomas de covid-19 ou se tiverem sido expostos ao coronavírus.
Jornalista e pesquisadora acadêmica na Universidade de Illinois, a gaúcha Joana Colussi está acompanhando a Farm Progress Show de perto e relata que o clima é de otimismo com a colheita da safra americana que se aproxima. No Estado, a chuva marcou presença e a expectativa é de produção cheia. Situação que não se repete, no entanto, em todo o Meio-Oeste. Há pontos onde a falta de umidade deve trazer impactos.
Mas, com as commodities valorizadas, o produtor chega à feira com apetite para fazer investimentos em tecnologia.