O Prato Para Todos, programa social da Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa) ganhou um reforço inédito no cardápio de doações: peixes e frutos do mar. Os 3.330 quilos desses produtos forma entregues a cerca de 70 instituições assistenciais em Porto Alegre.
A ação é fruto de uma parceria firmada neste ano entre o programa Mesa Brasil do Sesc/RS, que recebe pescados apreendidos pelo Ibama, e a Ceasa, que doa esses alimentos para creches, asilos e associações comunitárias. Vale lembrar que a apreensão desses alimentos decorre de pesca proibida — ou seja, podem ser consumidos. A entrega das doações é feita somente para entidades cadastradas na iniciativa.
A novidade impressionou, assim como o tamanho dos camarões.
— Vai ser uma festa. Tem gente que vai chorar — afirmou Edson Magalhães, do Grupo Nossa Senhora de Fátima da 3ª Idade, de Porto Alegre.
Todos os meses são entregues pela Ceasa kits com produtos da cesta básica e hortifrútis para instituições assistenciais vinculadas ao programa Prato Para Todos, criado em 2003. No caso desses alimentos, são recebidas doações de permissionários e da Emater/RS-Ascar.
*Colaborou Carolina Pastl