Uma Expointer em tempos de pandemia exige novos equipamentos dentro do parque Assis Brasil, em Esteio. As ilhas de lavatórios, com dispenser de álcool gel, já foram instaladas. Serão 200 e estarão em todos os setores da exposição, conforme protocolo desenhado pela Secretaria da Saúde. Haverá, ainda, mais 100 dispensers de álcool gel.
Outra das medidas preventivas adotadas é a venda de ingressos online, a um público restrito a 15 mil pessoas por dia. A empresa contratada para a bilheteria, a Vento Norte Produções Técnicas, deve apresentar hoje a plataforma criada para a realização do serviço. Se aprovada, a estimativa, segundo o subsecretário do parque, Gabriel Fogaça, é de que as vendas possam iniciar amanhã.
O canal para a aquisição será posicionado dentro do site da feira, no canto superior direito. Será nessa etapa que o visitante terá de preencher um formulário sobre as condições de saúde. Só depois disso, e feito o pagamento, que um QR Code será gerado para ser apresentado no acesso.
Entre os itens do formulário, está o que a pessoa se compromete a não comparecer ao evento se tiver sintomas gripais e ou diarreia em até 10 dias antes do evento ou se tiver tido contato com caso suspeito ou confirmado de covid-19 em até 14 dias antes do evento.
Haverá a possibilidade de ressarcimento caso o visitante não possa comparecer por conta dessas questões de saúde. A devolução está prevista para o dia anterior ao que o ingresso havia sido comprado.
Testagens
A prefeitura municipal de Esteio disponibilizará 7 mil unidades de teste de covid-19 para expositores vinculados às entidades que são copromotoras da Expointer (Farsul, Fetag-RS, Ocergs, Febrac, Simers).
Conforme o prefeito Leonardo Pascoal, a testagem oferecida será de antígeno por swab nasal. Trabalhadores de forma contínua nos nove dias da exposição precisam apresentar no acesso exame RTC-PCR ou antígeno feito no máximo nas 72 horas anteriores.