Uma das gigantes na produção de comida para humanos, a BRF quer buscar também uma fatia maior do mercado de ração para cães e gatos, que cresce ano a ano na casa de dois dígitos. O anúncio, nesta sexta-feira (18), da assinatura do contrato de compra da empresa gaúcha Hercosul se encaixa nessa proposta que, por sua vez, é parte do planejamento estratégico traçado pela dona das marcas Sadia e Perdigão até 2030, com a previsão de R$ 55 bilhões em investimentos. O valor da transação ainda não foi anunciado. Para concretizar a operação, é necessário aguardar o aval do Conselho Administrativo de de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é de que isso ocorra dentro de 30 dias.
A companhia tem uma meta ousada: quer ser a segunda maior do país no segmento de pet food até 2025. Com uma linha própria de ração já desenvolvida, a Balance, a BRF vinha atendendo os donos de animais de estimação por meio das vendas em pontos tradicionais de varejo. Com a Hercosul, que tem as marcas Three Dogs e Three Cats, conseguirá acessar um outro espaço, mais especializado, de casas agropecuários e de produtos veterinários.
Em entrevista à coluna, o CEO global da BRF, Lourival Luz, e Vladmir Maganhoto, diretor de Pet da empresa, detalharam o negócio. Confira alguns dos tópicos abordados.
MERCADO EM EXPANSÃO
Sobre a decisão da BRF de apostar no segmento de ração para animais de estimação, Lourival Luz explica que faz parte do planejamento estratégico da companhia para a próxima década, traçado em 2020. Prevê investimentos de R$ 55 bilhões e uma receita superior a R$ 100 bilhões.
— Uma das avenidas de crescimento e prioridade é o avanço no mercado de pet food. Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo. É um segmento que cresce a duplo dígito mundialmente — observa o executivo.
Soma-se a isso a "sinergia operacional" que a atividade tem com a de produção de aves e suínos. Como "maior comprador de milho do Brasil", a BRF ganha escala na compra desse e de outros importantes insumos, como as embalagens.
— Já oferecemos insumo para a produção da ração. Na hora que juntamos tudo isso, temos uma vantagem competitiva muito grande — acrescenta o CEO.
A ESCOLHA DA HERCOSUL
A partir da definição de que o segmento era uma prioridade, a BRF passou a olhar "várias alternativas" e a Hercosul "despontou como uma joia" pela qualidade dos produtos e do time.
— A Hercosul é uma empresa ótima e está focada em um canal especializado de vendas. Na nossa estratégia de crescimento, teremos dois canais complementares — explica Vladmir Maganhoto, diretor de Pet da BRF.
Criada em Ivoti, a empresa gaúcha tem fábricas na cidade e em Vacaria, na Serra, e uma terceira no Paraguai. Também tem quatro centros de distribuição (em SC, PR, SP). Conforme Sérgio Berruezo, analista de Research da Ativa Investimentos, a Hercosul acumulou receita de mais de R$ 300 milhões no ano passado e vinha despertando a atenção e o interesse de outras marcas, como a Nestlé Purina.
INTEGRAÇÃO DE ESTRUTURAS
A aquisição pela gigante não deve se traduzir em enxugamento de estrutura ou redução de vagas de emprego. O CEO da BRF afirma que "muito pelo contrário":
— Queremos expandir o negócio a partir da plataforma do Hercosul. É mais oportunidade para todos os que estão vinculados. Nosso objetivo é crescer e nos tornarmos a segunda maior empresa de pet food no país até 2025.
NOVOS NEGÓCIOS
Sobre a possibilidade de agregar novos produtos e de fazer novas compras, os executivos reforçam o foco em ser um dos maiores players de mercado, atingindo a meta de forma estruturada.