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No ano em que o palco da feira, o parque Assis Brasil, em Esteio, completa 50 anos, é o meio virtual que será dará espaço à Expointer. Foi confirmada a realização da feira digital das máquinas agrícolas, no período em que originalmente estava marcada a exposição presencial, de 29 de agosto a 6 de setembro. Desde o cancelamento da edição de 2020, o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos (Simers) vinha trabalhando com a ideia de manter o importante espaço de vendas por meio virtual. A indefinição era quanto à utilização do nome, que precisa ter consenso de todas as entidades organizadoras, incluindo a Secretaria da Agricultura.
— Será para que as empresas possam fazer aquela venda que costuma sair na Expointer. O canal vai continuar depois desse período — explica Claudio Bier, presidente do Simers.
O portal criado seguirá aberto após o dia 6 de setembro, com os contatos das fabricantes. O número de participantes ainda está em aberto. O que deve mudar, na avaliação de Bier agora que o martelo em relação ao nome e ao período foi batido:
— O cenário para o setor é positivo. As empresas estão com as carteiras cheias de pedidos.
Embora o Rio Grande do Sul tenha tido quebra de safra no último verão, o Brasil colheu produção recorde de grãos. Além disso, os bons resultado do arroz e prognósticos positivos para o trigo também têm impulsionado os negócios.
Nessa versão Expointer Máquinas Agrícolas o foco será mesmo nas vendas e interação com produtores. No ano passado, o segmento somou R$ 2, 55 bilhões em propostas dos R$ 2,7 bilhões da feira como um todo. Também já há decisão para que os julgamentos de raça saiam, esses no período de 26 de setembro e 4 de outubro, data para a qual a exposição havia sido inicialmente transferida. Presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia explica que é provável que essa etapa também acabe levando o nome.
As provas serão no parque Assis Brasil, que terá acesso limitado a criadores, ginetes e profissionais diretamente envolvidos, mas sem a presença do público. Haverá transmissão em tempo real. Da mesma forma, busca-se ferramenta para viabilizar as vendas do tradicional pavilhão da agricultura familiar, por meio de entregas.
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