Gisele Loeblein

Gisele Loeblein

Jornalista formada pela UFRGS, trabalha há 25 anos no Grupo RBS e, desde 2013, assina a coluna Campo e Lavoura, em Zero Hora. Faz também comentários diários na Rádio Gaúcha e na RBS TV.

Para curtir um chimarrão

RS ganhará roteiro turístico da erva-mate

Rota incluirá as regiões de Alto Uruguai, Alto Taquari, Nordeste, Planalto, Missões e Vale do Taquari

Ilvandro Barreto de Melo / Divulgação Emater
Iniciativa nasceu do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, da Secretaria da Agricultura

Conhecer desde a rotina de produtores até a industrialização da erva-mate é uma das experiências de roteiro por polos ervateiros do Estado. A iniciativa nasceu do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, da Secretaria da Agricultura.

— A rota está em processo de construção, embora alguns municípios já recebam turistas — explica Ilvandro Barreto de Melo, engenheiro agrônomo da Emater-RS e coordenador técnico do programa.

O roteiro inclui Alto Uruguai, Alto Taquari, Nordeste, Planalto, Missões e Vale do Taquari. Os polos também poderão ser conhecidos separadamente.

— As pessoas podem conhecer do cultivo à gastronomia. Você faz uma imersão no mundo da erva-mate no contexto econômico, social e ambiental. A isso se somam os atrativos turísticos locais — diz Melo.

A rota será oportunidade para atrair, além de turistas de fora do Estado, gaúchos que, mesmo apreciando a bebida, nunca visitaram um local de produção de erva-mate. A definição dos roteiros deve ser finalizada até março, quando será iniciado estudo técnico, e o lançamento deve ocorrer em setembro.

Com cerca de 36 mil hectares cultivados com erva-mate, o Estado tem 200 indústrias ervateiras. Além disso, o produto está presente em 120 países e hoje o Brasil exporta para 33 destinos no Exterior.

Colaborou Leticia Szczesny 

Leia mais colunas de Gisele Loeblein
Siga Gisele Loeblein no Facebook 


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

20:45 - 23:30