A recuperação da economia é considerada importante para a retomada do consumo de leite e derivados, trazendo reflexos positivos à indústria e aos produtores. Novo presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado (Apil-RS), Delcio Giacomini falou sobre esse e outros temas.
A estiagem dificultou a compra de matéria-prima?
Foi uma estiagem quase prolongada, mas está normalizando. Sempre há efeito, com produção menor. Voltando a chuva, retomamos a ter produção normal. Teve perda considerável na silagem, usada na alimentação. O milho safrinha também ajuda a normalizar.
Qual a tendência de preços?
O último mês teve aumento de cerca de 1% a 1,3%, mas é quase insignificante. Se deixa de valorizar o leite para o produtor, não é o fator da indústria ganhar dinheiro. A gente espera que cresça o consumo do produto.
Qual o cenário para 2020?
Temos expectativa de que seja positivo, e a economia tenha retomada. Que as pessoas voltem a consumir mais leite e derivados.
Os pequenos laticínios estão adequados às exigências de qualidade e segurança alimentar? As instruções normativas 76 e 77 se refletiram em novos avanços?
Estamos fazendo nossa parte. A maioria dos produtores já está se adequando às normativas para que possa ter o direito de entregar sua produção. Se ele não se adequar, não vai mais entregar o leite. Isso está claro. A adequação é interessante para todos.
Colaborou Leticia Szczesny