No dia da abertura oficial da Expointer e do tradicional desfile de campeões, a coluna abre espaço para aqueles que são a grande razão da feira existir. Animais de excelência genética que conquistaram os jurados e levaram para casa a roseta de campeão.
Trazemos os exemplares que conquistaram o título entre as raças com maior número de inscritos no parque Assis Brasil, em Esteio, além da estreante ultrablack, na categoria rústicos. Confira as imagens da vitória.
Angus
O grande campeão foi o touro São Bibiano Insight 7811. O bovino é do criador Antônio Martins Bastos Filho, da Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana.
Cavalo Crioulo
O campeão foi Mais Um Magistrado, de Cláudio de Almeida, da Cabanha Mais Um, de São Lourenço do Sul. O cavalo tem na linhagem materna sangue argentino.
Holandês
A vaca Penz 13 Jojo AL GW Atwood TE foi a grande campeã. A fêmea é do criador Nacir Cristiano Penz, de Humaitá.
Murrah
O bubalino Encruzilhada 788 da Panorama foi o grande campeão. Do criador Delfino Beck Barbosa, veio da fazenda Panorama, de Camaquã.
Simental
O vencedor foi FST Valente Poll V20. O bovino é de Dirceu Borges de Assis, filhos e netos, da fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana.
Tabapuã
O zebuíno Yago, da cabanha Guajuviras, de Manoel Viana, levou o bicampeonato. Fábio Edson Monteiro Bittencourt é o criador.
Texel
O campeão ovino foi Castiel IA 725A. O animal é de Iara Castiel , Adriana Castiel e José Thiago Machado de Mattos, da cabanha Forqueta, de Santiago.
Ultrablack
Cia Azul 008V e Cia Azul 012V levaram o primeiro campeonato da raça bovina ultrablack no país. Os animais são de Susana Macedo Salvador, da Cia Azul, de Uruguaiana.
Colaborou Leticia Szczesny