Mesmo com os problemas relacionados à descontinuidade de linhas de financiamento de máquinas e implementos agrícolas, as indústrias se mantêm otimistas com relação ao desempenho neste ano. Marcas presentes na 26ª Agrishow projetam crescimento nos negócios de 5% a 20% em 2019. Também é de alta o cenário estimado pelos organizadores da feira, realizada em Ribeirão Preto (SP). A meta é fechar perto de R$ 3 bilhões em vendas, aumento de 10% em relação à edição de 2018.
Diretor comercial da New Holland, Alexandre Blasi avalia que, apesar das limitações de financiamento nos programas convencionais, o produtor tem encontrado outras opções de crédito, como a dos chamados bancos de fábrica, operados pelas fabricantes – no caso, a marca tem o banco CNH. É por isso que a empresa tem expectativa de chegar ao final do ano com avanço de até 10% nos negócios.
Eduardo Nunes, diretor da Massey Ferguson no Brasil, também avalia que o agricultor vem buscando formas alternativas para a aquisição de máquinas e implementos. A fabricante aposta em crescimento de 10%.
A John Deere usa os resultados obtidos nas feiras já realizadas em 2019 para prever aumento nos negócios ao longo do ano entre 10% e 20%. E mantém a confiança no novo Plano Safra, a ser anunciado em 12 de junho, segundo informou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
– O mais importante é reduzir a ansiedade do produtor, porque ele não sabe se terá recursos e nem o que vem pela frente, o que acaba atrapalhando – pondera Rodrigo Bonato, diretor de vendas da John Deere.
O próximo Plano Safra, aliás, está no radar de indústrias e de produtores. Antônio da Luz, economista-chefe do sistema da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), avalia que uma importante mudança no caminho para novo modelo de política agrícola no país já foi dada:
– Quando a ministra anuncia R$ 1 bilhão para seguro rural, percebe-se que ela começou a transição, porque a nova política para o setor que vem sendo buscada tem no seguro seu principal pilar.
*Colaborou Joana Colussi, de Ribeirão Preto (SP)