Os embarques de soja deram importante contribuição para que o porto de Rio Grande chegasse à movimentação histórica no mês de setembro – do total de 4,31 milhões de toneladas exportadas, mais de 1,6 milhão de toneladas foram da oleaginosa. No acumulado do ano, o grão soma 10,75 milhões de toneladas, quantidade 5,4% superior à registrada em igual período do ano passado. Considerando todo o complexo (inclui farelo e óleo), o aumento de volume foi de 8,7%.
– Dois mil e 18 foi bastante positivo, mesmo com a greve dos caminhoneiros (em maio) – pontua Janir Branco, superintendente do porto de Rio Grande.
A projeção é fechar com números próximos aos do ano passado – no caso da soja em grão, foram 11,86 milhões de toneladas. Agora, as atenções se voltam para a prometida assinatura da ordem de serviço para a obra de dragagem de manutenção do porto. A sinalização do Planalto (de onde vêm os recursos para a obra) é de que isso ocorra na próxima quinta-feira, dia 25.
A limpeza dos sedimentos do canal é aguardada com expectativa, já que o assoreamento impediu, no ano passado, a saída de navios carregados com grão. A última dragagem foi feita em 2013.
Cálculo feito pela Associação Hidrovias RS em maio deste ano indicava que esse problema trazia custo de até R$ 2 ao produtor por saca embarcada.
Após a assinatura da ordem de serviço, as empresas vencedoras da licitação terão um prazo para a movimentação dos equipamentos. Ainda assim, Janir estima que a limpeza comece ainda em 2018. O prazo para conclusão é de cerca de nove meses.