Produzido no Rio Grande do Sul, o azeite de oliva extravirgem da Prosperato está entre os cem melhores do mundo, segundo ranking mundial (EVOO World Ranking). O produto Premium Blend _ uma mistura das variedades arbequina e arbosana _ obteve a 83ª colocação na classificação de azeites e a 65ª na classificação das empresas. Na América do Sul, é o 5º melhor. E o primeiro no país, pelo segundo ano consecutivo.
O ranking é feito a partir da somatória de pontos das competições realizadas ao longo do ano de 2017. Cada disputa dá determinada pontuação, conforme a relevância do prêmio. A classificação foi feita a partir de um total de 3.957 amostras premiadas, de um total de 29 concursos.
– A marca existe há pouco tempo, comparando com outras empresas do mundo, mas já estamos conseguindo fazer um azeite de qualidade. Quem faz a produção não é o país, é o produtor. Esse prêmio nos motiva – afirma Rafael Marchetti, sócio-diretor da Prosperato.
A empresa cultiva cerca de 300 hectares próprios, somando as áreas qu tem em Caçapava do Sul (onde é feita a extração do azeite), Barra do Ribeiro (onde fica o viveiro de mudas) e Sentinela do Sul.
No ano passado, foram 13,5 mil litros de azeite. Para este ano, a projeção é entre 10 mil e 12 mil litros. Essa redução é reflexo do inverno atípico, que fez as plantas florescerem fora de época, e de geada que queimou o broto nas árvores mais baixas.
O ranking brasileiro
1) Prosperato
2) Verde Louro Azeites Ltda Brazil
3) Azeite Batalha Agroindustrial Ltda
4) Vignatti Agroindustrial Ltda
5) Olivas do Sul Agroindustria Ltda.
6) Torres Marques Agro Industria e Comercio LTDA