Por enquanto, a coisa ainda está no plano das ideias, mas é para tentar trazê-las à realidade que o Estado recebe nesta terça-feira (28) comitiva do porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. Em reunião-seminário, o grupo apresentará detalhes da operação no local. A proposta da Secretaria da Agricultura, após missão à Espanha, no mês passado, é tornar o porto espanhol um hub para produtos brasileiros.
– A conversa inicial foi em relação ao arroz, mas seria possível abrir para outros produtos. Nos trarão mais detalhes disso – comenta o secretário Ernani Polo.
Hoje, a taxa cobrada do produto brasileiro praticamente inviabiliza a colocação nos países da África. Utilizando Las Palmas, seria possível ter acesso ao continente. São cerca de 30 rotas que saem do porto espanhol. O consumo desses destinos soma, segundo Polo, 5,5 milhões de toneladas de arroz e 20 milhões de toneladas de trigo.
A comitiva espanhola é liderada pelo presidente da autoridade portuária de
Las Palmas, Luis Ibarra Betancourt. Participam do encontro de amanhã, que ocorre na Fiergs, representantes de entidades do setor.