O comando da superintendência do Ministério da Agricultura no Estado ficou preso no limbo da turbulência política do país. Com uma trapalhada totalmente fora de hora, fiscais federais agropecuários foram surpreendidos com a nomeação, no Diário Oficial, de João Batista Jornada da Jornada para a função. Detalhe: Jornada, que é gaúcho e funcionário de carreira do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é atual superintendente da Agricultura do Amazonas. Detalhe 2: nomeado para o cargo no último dia 15, em edição extra do Diário Oficial, Flavio Zacher ainda não tomou posse, mas também não havia sido exonerado.
– Não irei tomar posse – afirma Zacher.
Indicado pelo PDT, ele ficaria, em tese, menos de duas semanas na superintendência, se o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff avançar. Procurado pela coluna, Jornada informou, por meio da assessoria de imprensa, que a nomeação se trata de um engano. O erro deve ser corrigido na edição de hoje do Diário Oficial da União.
– É um coisa louca, caótica. Um desmando total – avalia, sobre a situação, Consuelo Paixão Côrtes, presidente da delegada no Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa).
No momento, a superintendência está aos cuidados de um interino.