Reabriu nesta segunda-feira (2) a loja da Cobasi no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, onde animais morreram afogados durante a enchente de maio. Tapumes que cercavam a operação foram retirados na última semana, revelando o espaço totalmente reformado. A empresa reafirmou o que o sócio-diretor Ricardo Nassar já havia dito à coluna em agosto de que não venderia mais animais no local.
A Cobasi chegou a negociar com o Praia de Belas outro espaço no empreendimento, mas optou pelo subsolo devido à logística de recebimento de cargas pesadas. Ainda segundo a rede de pet shops, a administração do shopping disse que foram instaladas novas bombas de drenagem em toda a estrutura do empreendimento, além de "respiros de ar" ao redor do prédio, que formam um sistema para evitar a entrada de água.
Além da morte de aves, roedores e peixes, a Cobasi afirma ter tido prejuízo de R$ 1,8 milhão com o alagamento, contando perdas de equipamentos eletrônicos e de estoque. Também morreram quatro animais na Cobasi da Avenida Brasil, que ficou alagada e já reabriu. Segundo a empresa, a Defesa Civil não permitiu o acesso ao local.
A primeira loja física da Cobasi no Rio Grande do Sul foi inaugurada em 2016, no Shopping Iguatemi. Desde então, outras 16 foram abertas no Estado, nas quais trabalham 464 funcionários. O sócio-diretor Ricardo Nassar disse à coluna que a repercussão da morte dos animais chegou a afetar as vendas da empresa em todo o país. A investigação policial foi encerrada e um acordo para arquivar o processo foi fechado com o Ministério Público, a partir do qual a empresa criou um treinamento de evacuação que está sendo feito com os funcionários com foco em salvar os animais.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna