A repercussão da morte dos animais em loja alagada em Porto Alegre afetou as vendas da Cobasi em todo o país, com um recuo de 20% estimado pelo sócio-diretor Ricardo Nassar. A empresa agora busca recuperar a confiança do consumidor do segmento pet, que é bastante sensível. A investigação policial foi encerrada e um acordo para arquivar o processo foi fechado com o Ministério Público, a partir do qual a empresa criou um treinamento de evacuação que está sendo feito com os funcionários com foco em salvar os animais.
- Inclusive, o procedimento já foi aplicado na loja de Osasco, em São Paulo, que teve um incêndio após a queda de um balão - diz o executivo.
O termo prevê ainda doação de casinhas, potes, coleiras e ração para um abrigo de animais em Porto Alegre. Em conversa com a coluna, Nassar rebateu fortemente as acusações de que funcionários retiraram eletrônicos da loja do Praia de Belas Shopping antes de salvar os animais:
- Foi uma narrativa mentirosa de rede social. Havia apenas um carrinho com alguns equipamentos, que alguém empurrou na hora. Ninguém podia imaginar o que aconteceu, que a água atingiria aquela altura. Não houve alerta do shopping sobre a dimensão do que ocorria. Não houve omissão dos nossos gerentes, que se prontificaram a fazer o que podiam. Me entristece o boicote à empresa, é a morte de empregos.
A Cobasi ainda avalia se reabrirá a pet shop no subsolo do shopping, mas, se o fizer, não venderá animais. Nassar esteve em Porto Alegre para conhecer o sistema de proteção contra cheias que o Praia de Belas está construindo. A outra área oferecida, no terceiro piso, não foi aprovada pelo executivo, por ficar na contramão para os clientes que fazem compras grandes.
Sobre a morte de animais na loja da rede na Avenida Brasil, o sócio-diretor reafirmou que a Defesa Civil não o deixou acessar o local. Ainda relatou que houve saques, com o furto de medicamentos.
A Cobasi tem 13 lojas e 480 funcionários no Rio Grande do Sul. Recentemente, a rede teve sua fusão com a Petz confirmada.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna