O Praia de Belas Shopping afirma ter alertado a Cobasi de que havia risco de "alagamento severo" da loja que fica no subsolo do empreendimento, em Porto Alegre. Na breve nota enviada à coluna, o shopping informou ainda ter oferecido "toda a assistência necessária" para que a empresa acessasse o local. Os animais deixados na pet shop, fechada desde o dia 3 de maio, morreram afogados.
Havia aves e roedores em gaiolas e peixes em aquários, mas a empresa não informa quantos. A Cobasi argumenta que teve que evacuar o prédio "de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais". No mesmo texto, diz que os animais foram deixados no mezanino da loja com "recursos necessários para um possível retorno dos funcionários". A água subiu, houve tentativas de resgate, mas o espaço ainda está sem acesso considerado seguro.
Como a coluna já havia noticiado, também houve mortes de animais na Cobasi da Avenida Assis Brasil. Lá, alguns chegaram a ser resgatados. A polícia informou à GZH estar investigando os dois casos, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, desde essa sexta-feira (17). Segundo a delegada Samieh Saleh, os envolvidos serão ouvidos a partir de segunda-feira (20).
A rede de pet shops, que está em fusão com a Petz, tem lojas em Porto Alegre que não foram afetadas e para as quais poderiam ter sido levados os animais, como a da Avenida Ipiranga, por exemplo.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna