"Consumidor Verde" é um quadro semanal da coluna com informações para uma transição para um consumo mais sustentável. Sempre aos finais de semana, na coluna Acerto das (tuas) Contas, em Zero Hora e GZH.
Além de preço, o que acaba reduzindo o ímpeto do consumo sustentável é não achar os produtos. Recorte com moradores da Região Sul em uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que 38% disseram encontrar facilmente itens que mostram cuidado com o meio ambiente. Já 52% disseram ter dificuldade e 10% não souberam responder.
Sim, eles estão disponíveis e, sabendo os caminhos, é possível encontrá-los do comércio de bairro à internet. Porém, quem pretende emplacá-los no dia a dia dos consumidores – seja o vendedor ou a organização que quer um mundo mais verde – precisa se dedicar a mostrar estes caminhos, com a praticidade que se encaixe na correria da vida. Indústria e comércio convencionais fazem isso, os “sustentáveis” também precisam. É como dizer: “vem comigo, vou te mostrar como ser mais saudável e cuidar do planeta, e me diga como deixar a tua transição de consumo mais fácil”. Ambos ganharão.
===
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: depósito compulsório da poupança não é confisco
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna