Enquanto aguarda os trâmites para começar a sair do papel, o centro de inovação para a agroindústria que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) instalará no Rio Grande do Sul ganhou um novo parceiro internacional. A direção assinou um acordo de colaboração tecnológica com o SmartFarm Colab, instituição de Portugal voltada à pesquisa para inovação na agricultura.
A unidade europeia foi, inclusive, referência para a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) criar o programa de centros de competência, para viabilizar tendências de futuro da indústria. Como diz o gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes, são "tecnologias que nem se sabe o nome porque ainda não foram criadas". Vieram da Embrapii os R$ 105 milhões que serão usados para erguer a unidade gaúcha.
— Com essa parceria, empresa brasileira, por exemplo, pode ter mercado europeu. Temos feito isso também com Luxemburgo, Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, para não só desenvolver tecnologia, mas também empresas de base tecnológica: as deep techs (startups de tecnologia que precisam de apoio científico e estrutural) — diz.
Além de Gomes, assinaram o documento o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, o cientista-chefe da SmartFarm Colab, José Barata, e a prefeita de Torres Vedras e integrante da direção da SmartFarm Colab, Laura Rodrigues. Quanto ao centro de competências, a intenção é instalá-lo em Porto Alegre no terreno que receberia o teatro da Ospa, projeto que não avançou. Em entrevista recente à coluna, o CEO da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Herrmann, disse que se aguardava passar a eleição. Já o presidente da Fiergs, Claudio Bier, tem falado à coluna que quer a colocar a entidade como protagonista e propositiva de inovação para o setor.
===
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: rede de supermercados bate R$ 1 bi, IPA e Americano vão a leilão e novo prédio mais alto do RS
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna