Além de estar mantido o investimento, avançam as negociações para instalar em Porto Alegre um novo centro de tecnologia voltado a pesquisa e desenvolvimento para a indústria do agronegócio. Trata-se de um projeto encabeçado pelo Senai do Rio Grande do Sul, que venceu uma seleção da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), instituição que aportará R$ 105 milhões.
À coluna, o diretor do Senai RS, Victor Gomes, nem pestanejou quando questionado sobre a intenção de tirar o empreendimento do papel mesmo após a cheia na Capital. O executivo acrescenta que a equipe de engenharia e obras da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) já está fazendo a análise de terreno para o planejamento.
![Lucas Machado / Senai-RS Lucas Machado / Senai-RS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/3/5/1/6/3/9/4_fff12f26d242be8/4936153_5a50ba10253e049.jpg?w=700)
Três áreas entraram no radar, todas próximas da orla do Guaíba, mas a preferida é a que chegou a ser destinada para construção do teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), projeto que não avançou.
Secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto explica que precisa ser retirada a doação do terreno feita à Ospa para repassá-lo ao Senai RS, o que precisa ser aprovado na Câmara de Vereadores. Mas ele acredita que se resolva nos próximos meses. Talvez até as fundações da obra que foi iniciada possam ser reaproveitadas.
![Alex Rocha / Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Divulgação Alex Rocha / Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/2/9/4/9/9/4_6d09dc8a7712074/4994925_0a32e888b093dbe.jpg?w=700)
Enquanto isso, o Senai fecha parceria com empresas e busca ainda mais recursos. A coluna admite ser entusiasta deste centro tecnológico, que promete reunir 500 pesquisadores de áreas como biologia, química e eletrônica para criar tecnologias "de fronteira", ou seja, ainda mais inovadoras do que as "de ponta". Além de servir à base da economia gaúcha, que é o agronegócio, terá potencial de ter suas descobertas usadas na produção mundial de alimentos e outros derivados, como energia limpa.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna