É a última semana para assinar contratos antes de a Caixa Econômica Federal implementar as regras mais restritivas para financiamento de imóveis. A partir de sexta-feira (1º), na tabela do Sistema de Amortização Constante (SAC) – prestação começa mais alta, mas diminui ao longo do tempo –, a cota de empréstimo diminuirá de 80% para 70% do valor do imóvel. Na Price – parcelas iguais, mas com valor final maior de juro –, a redução será de 70% para 50%. O resultado é que o comprador terá que pagar uma entrada de um valor maior.
As aprovações, porém, já estavam travadas. Procurada pela coluna, a diretora de Assuntos Habitacionais do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (Sindimoveis-RS), Simone Carvalho, disse que o banco avisou que alguns contratos serão assinados nesta semana, mas confirma que a demanda ficará longe de ser atendida.
- Serão alguns contratos e aquele que já estão com tudo pronto, bem encaminhado - detalha.
Outra restrição para a qual o setor imobiliário tem alertado compradores: a Caixa permitirá apenas um financiamento imobiliário por CPF, mesmo que o consumidor tenha capacidade de renda para assumir mais de um empréstimo. Isso impacta, por exemplo, quem tem a prestação da casa e gostaria de comprar um imóvel financiado no Litoral.
O banco pode afrouxar essas restrições quando o mercado voltar ao normal. Porém, não há previsão de quando isso ocorrerá. O orçamento de 2024 está estourado e já se sabe que o de 2025 virá apertado, tanto para financiamentos com recursos da poupança quanto do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que estão com mais saques do que depósitos.
Leia também: As duas saídas negociadas pelo setor financeiro para destravar os financiamentos de imóveis
===
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: depósito compulsório da poupança não é confisco
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna