Pouco antes de completar 100 anos, o empresário e nadador gaúcho Anton Karl Biedermann, nascido em Rio Grande, quebrou mais um recorde mundial. Desta vez, nos 50 metros costas na categoria 100+, com tempo de 1m9s. Seu 100º aniversário foi nesse domingo (22), e a prova, que fez parte do Campeonato Estadual Master de Inverno, ocorreu no final de agosto.
Por seu centenário ser em 2024, Biedermann já estava apto a competir na categoria. A disputa foi na piscina olímpica do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. O recorde anterior estava com o norte-americano Willard Lamb, que perdeu o posto por 9 milésimos de segundo.
— Ele começou a nadar no Rio Paraíba (no interior paulista), quando meu avô se mudou para São Paulo. Chegou a nadar pelo Corinthians também. Quando voltou para Porto Alegre, foi para o Grêmio Náutico União, ainda na Voluntários da Pátria — diz a filha Rosane Biedermann Mariante. — Agora, ele está se preparando para nadar em um evento em Buenos Aires — completa.
Biedermann criou a empresa Diehl, Biedermann & Bordasch, que se tornou uma das maiores auditorias do Brasil. Também foi presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Como nadador, Biedermann atua pelo Grêmio Náutico União desde os 17 anos. Além de atleta, foi presidente do clube por quatro gestões e hoje é patrono.
É conhecidíssimo no meio empresarial e fora dele pelos seus cuidados com a saúde. Costuma dizer que a chave é comer bem e apenas a quantidade necessária. Em 2018, lançou o livro 50 Metros a Mais, no qual conta sua trajetória.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna