Com fábrica em Igrejinha e 600 funcionários no Rio Grande do Sul, o Grupo Heineken – também dono de marcas como Amstel e Eisenbahn – destinou R$ 10 milhões para ajudar 817 comércios - reconstruindo 189 deles - atingidos pela enchente. Em 75 dias, foram realizadas reformas, limpeza e pintura, além de comprados equipamentos para estabelecimentos de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Eldorado do Sul. A empresa também substituiu as cervejas, sem cobrar. Foram apoiados bares, restaurantes e até supermercados.
– Nossos funcionários foram apontando regiões em que havia problemas e nós cruzamos com nossa base de pontos de venda. Contatamos cerca de 3 mil comerciantes para ver como estavam – diz a diretora de Trade Marketing, Manuelle Krissa, sobre a campanha "Vamos Juntos RS".
Comerciantes que já tinham iniciado a reconstrução tiveram prorrogação de pagamentos e adiantamento de contratos. Aqueles que precisavam de ajuda para reabrir foram apoiadados por uma empresa terceirizada, em uma operação que envolveu 120 pessoas.
– A maioria é formada por pequenos e microempreendedores, muitos têm o comércio junto de casa. No Venezianos Pub Café (no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre), nos disseram que não reabririam se não fosse essa ajuda – conta Manuelle.
Por fim, o Instituto Heineken oferecerá a 50 empreendedores um treinamento sobre gestão financeira e ecológica; e saúde mental, complementando o processo de restruturação dos negócios e preparando-os para lidar com eventos climáticos extremos.
Lá no ínicio
A cervejaria da Heinken em Igrejinha (RS) tratou e doou água potável, enquanto parte do volume de água Schin produzido em Alagoinhas (BA) foi transferido para o Rio Grande do Sul.
Mais de dois mil catadores de materiais recicláveis receberam água potável, vale-alimentação e ajuda financeira para manter a renda. Além disso, o Grupo Heineken doou três toneladas de ração; e itens de higiene e saúde para animais de estimação. Os 600 funcionários da empresa receberam cestas básicas, kits de higiene, dinheiro para alimentação e remédios, além de terem salário, férias e 13º salário antecipados.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna