Rede gaúcha de concessionárias, a Guaibacar foi, pela primeira vez, a líder de vendas de carros novos da Volkswagen no Brasil. Foram 467 emplacamentos em julho. Em um ano, a empresa saltou da nona posição para a liderança do ranking, o que foi destacado "espetacular" pelo diretor da Guaibacar, Hugo Pinto Ribeiro, ao procurar a coluna para contar a novidade.
A finaleira da disputa foi com emoção. No penúltimo dia do mês, a Guaibacar estava empatada com o Grupo Saga, de Goiás. A rede gaúcha conquistou o primeiro lugar no dia 31. O Polo, carro de entrada, e o T-Cross, que teve uma nova versão lançada recentemente, são os destaques em vendas.
— Sabemos que será um desafio manter a posição, mas confiamos na nossa capacidade de adaptação. Passamos por uma pandemia e, agora, por uma enchente, durante a qual ficamos um mês sem conseguir entrar na loja — conta o executivo, lembrando que 80 carros atingidos pela água não puderam ser vendidos.
Maio foi um mês terrível de vendas, junho foi puxado pelo pagamento dos seguros, mas julho teve menos de 10% das vendas pelo pagamento das indenizações.
Do Grupo Sinosserra, a Guaibacar comprou em 2023 lojas da Panambra, ficando com cinco unidades, localizadas em Porto Alegre, Pelotas, Osório e Canoas.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna