O Rua da Praia Shopping, no Centro Histórico, reabrirá na semana que vem, quando completará dois meses fechado. O dia exato ainda não está definido. O empreendimento na Rua dos Andradas foi atingido pela água em 4 de maio, um dia após ter fechado. Desde então, uma quantidade incalculável de água foi drenada para fora do prédio, que agora passa por ajustes na rede elétrica. A subestação da CEEE Equatorial que fica no subsolo foi recuperada.
Nem todas as lojas reabrirão na primeira fase. Por ficar abaixo do nível da rua, a praça de alimentação ficou toda alagada, assim como a antiga loja da Americanas. Essas áreas ficarão bloqueadas por tapumes e serão reformadas, diz Marcelo Freitas, gerente de Marketing da Ponto Pronto, empresa que faz a gestão do shopping.
— Perdemos 100% do mobiliário da praça de alimentação, como mesas, cadeiras e lixeiras. Até o teto de gesso terá de ser refeito. Ficou tudo submerso. Também transferiremos do subsolo a outro local do shopping nossa parte operacional, como salas de limpeza e cozinha dos funcionários— acrescenta.
O Rua da Praia Shopping não cobrou aluguel dos lojistas no período em que ficou fechado. Mesmo assim, duas operações no segundo piso, uma de estética e outra de aparelhos auditivos, deixaram o empreendimento. Uma livraria que ficava no nível da praça de alimentação deve se mudar para outro espaço do prédio.
Das lojas com saída para a rua, a São João já reabriu e a Casa Maria está na fase final da reforma. O McDonald's, que recém havia sido reformado, reabrirá apenas em 60 dias, após novas intervenções e troca de equipamentos na cozinha.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna