A única empresa gaúcha entre as milhares de expositoras aqui na feira industrial de Hannover, na Alemanha, é a Novus, de Canoas. A indústria fabrica sensores inteligentes e equipamentos para automação. Aliás, ela já participa de 25 edições do evento, que foi criado há 77 anos. Ou seja, entende que valeu e segue valendo a pena essa participação com um estande para chamar de seu. Diretor de Marketing da Novus, Fábio Pfeiffer contou que pouco antes de a coluna chegar ao local já tinham fechado uma venda para compradores da Polônia.
A internacionalização do negócio é uma bandeira antiga da Novus e do seu fundador diretor Aderbal Lima. Ele faz, incansavelmente, a seguinte provocação: que os empresários gaúchos venham a feiras com a intenção também de conquistar novos mercados e fechar negócios e não apenas buscar ideias para aplicar na sua linha de produção lá no Brasil. Argumenta que as fábricas do Rio Grande do Sul têm, tranquilamente, qualidade para entrar em mercados mundiais, inclusive o alemão.
Aliás, no dia 9 de maio, será realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, o evento gratuito Inspire Export para orientar empresas para começarem a exportar. Inscrições neste link.
No Spotify:
No SoundCloud:
No Apple Podcast:
* A coluna viajou a Hannover a convite da Fiergs.
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Hannover.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna