Uma porta foi aberta para mexer nos preços para entrar nos cânions de Cambará do Sul, cujo ingresso passou a ser cobrado com a concessão à Urbia e está custando R$ 97. Uma revisão de contrato foi proposta pela empresa durante reunião no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, disse o prefeito Ivan Borges, que esteve no encontro. Uma das possibilidades é cobrar um valor bem menor para um ingresso que permita um parque por vez.
— Seria um reequilíbrio de contrato, o que teve boa receptividade do ICMBio — acrescenta.
Na semana passada, o comércio local fez um protesto na cidade porque entende que o valor alto está afastando os turistas. A Urbia diz que não, argumentando que o problema é a condição precária da rodovia de acesso RS-427. Ainda na reunião, o prefeito pediu ao ICMBio que interceda junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que delegue a competência ao Estado para licenciar a obra.
Para fechar, também se colocou o prazo de junho para aprovar a instalação de novas atrações nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, que, segundo a concessionária, poderiam atrair turistas de maior poder aquisitivo.
— Até lá, serão apresentados a aprovação do plano de manejo em definitivo e o mapa que aponta onde a empresa pode fazer obras — acrescenta o prefeito.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna