A relação da prefeitura de Porto Alegre com a CEEE Equatorial está ainda mais tensa. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o prefeito Sebastião Melo foi duro na posição de não permitir novos projetos sem fios subterrâneos, que dependem de autorização da concessionária. Confira trechos abaixo e ouça a íntegra da entrevista no final da coluna, que abriu espaço à empresa para responder às críticas.
Como está a relação com a CEEE Equatorial?
Estamos na terceira reunião no Ministério Público. Eles levam mais advogados do que engenheiros. Já mostra que não querem acertar. Tem outra no dia 29. Não posso aceitar que as podas que ladeiam a rede elétrica seja da prefeitura. Não vou assinar acordo desse jeito nem que a vaca tussa. Se eles não fizerem, vou fazer e vou cobrar. E podam sem avisar a prefeitura. Na Rua 24 de Outubro com a Quintino Bocaiuva, foram lá e podaram as árvores. Nós tínhamos limpado a 24 de Outubro, aí sujou de novo. Na Avenida Guaíba, em Ipanema, a mesma coisa.
Como está a dificuldade para conseguir da concessionária a aprovação para fios subterrâneos?
Determinei por ordem de serviço, que é o que me compete, não liberar nenhum loteamento novo se os fios não estiverem enterrados. É a "cidade nova", que não tem edifício, casa, parcelamento do solo, seja na Hípica ou no 4º Distrito, sem fios enterrados. É uma questão de mercado. Resolve o empresário com a CEEE.
E se ela não permitir que a construtora enterre os fios?
Eu não libero. O prefeito tem poder sobre o solo urbano. (A medida será adotada) nos empreendimentos novos. Ao lado da Ceasa, tem um loteamento para ser liberado. Já avisei o Germano (Bremm, secretário de Urbanismo): "não libera". Antes, você parcelava o solo, fazia as bacias de contenção, o arruamento, pegava o projeto no pen drive, levava para a CEEE e fazia a rede. Agora, se não tiver autorização de fio enterrado, eu não libero o loteamento. Tem que ter legislação nacional. Se disser que vai subir um pouquinho tarifa, mas vai enterrar fios, a população vai compreender.
Ouça a entrevista na íntegra:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna