Agenda
O presidente Lula reúne-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a medida provisória da reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O Congresso havia aprovado a prorrogação, Lula vetou, parlamentares derrubaram o veto e equipe econômica enviou MP propondo a reoneração, o que gerou forte rejeição. O líder do governo federal no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que a reoneração ficará suspensa em 2024. O governo federal encaminhará um projeto de lei com a proposta e retirará o tema da MP. O martelo deve ser batido por Lula nesta semana. O sistema de desoneração da folha permite que as empresas de alguns setores intensivos em mão de obra substituam a contribuição de 20% sobre salários por uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
Expectativa de acordo com o governo do Estado que encerre a operação padrão dos servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Houve acerto quanto à reposição salarial e ao reajuste dos auxílios em 18,32%. Falta uma definição sobre o calendário de aplicação. Relembre: Demora nas licenças ambientais adia construção e operação de projetos no RS
Detalhamento do investimento da indiana Mahindra, que instalará uma nova fábrica de tratores no Rio Grande do Sul. Saiba mais: Indústria da Índia bate martelo para nova fábrica de máquinas agrícolas no RS
Índice FipeZap de Locação: Em janeiro, a média de preços do aluguel novo avançou 0,97% sobre dezembro. O acumulado de 12 meses é de 14,09%. O metro quadrado custa em média R$ 31,98.
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga os resultados de fevereiro da Intenção de Consumo das Famílias (ICF).
Divulgação de resultados da Gerdau e do Iguatemi.
FGV: 2ª prévia do IGP-M de fevereiro. O índice é usado para reajustar contratos.
Pílulas
Ibovespa subiu 0,24%, aos 129.036 pontos. Dólar caiu 0,09%, para R$ 4,96.
Conhecido como prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 2,45% em 2023 sobre 2022. O crescimento foi acima do previsto, muito puxado por serviços e varejo, conforme dados do IBGE. A indústria subiu pouco no ano passado. Em dezembro, o indicador avançou 0,82% sobre novembro. Em relação a dezembro de 2022, aumento de 1,36% na atividade econômica. O patamar do último mês do ano ficou em 147,63 pontos, o segundo mais alto de 2023. A alta vir acima do esperado pelo mercado gera certo receio quanto à redução do juro, já que também houve um repique de inflação. A conferir como o Banco Central interpretará os indicadores.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna