O jornalista Paulo Rocha colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A Lojas Renner fechará sua operação na Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento. Desde 2015 no local, a unidade encerra suas atividades no dia 21 de fevereiro. À coluna, a empresa justifica que "aberturas e fechamentos são naturais no varejo" e que "seguirá investindo no Rio Grande do Sul".
De acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), 15 funcionários que trabalhavam no local serão realocados em outras unidades e três foram demitidos por baixo desempenho.
Quando inaugurada, a unidade da Padre Chagas chegou a ser chamada de "loja conceito" por ter uma arquitetura diferenciada de outras operações da marca. No mezanino, perto da sessão masculina, uma árvore foi mantida dentro da loja. Com a Renner deixando o espaço, ainda não se sabe o que será feito com o prédio de dois andares.
Desde antes da pandemia, a Padre Chagas não é mais a rua badalada que um dia já foi. Hoje, é comum encontrar placas de "aluga-se" em imóveis ao longo da via. Oficialmente, a empresa não associa o baixo movimento ao fechamento, porém, funcionários com quem a coluna conversou disseram que o ponto recebe menos clientes há anos. Por isso, até o mix de produtos no local é menos variado do que em outras lojas.
Quando a coluna esteve na loja, na quinta-feira (1º), dava até para contar o número de clientes frequentando o espaço. Eram oito pessoas, todas mulheres. A unidade está com promoções, que ainda devem se intensificar nos próximos dias enquanto houver estoque.
A Renner ainda possui 11 lojas em Porto Alegre e 50 no Estado. No ano passado, a empresa também fechou a grande loja que tinha no antigo prédio da Livraria do Globo, no Centro Histórico. Porém, também investiu R$ 28 milhões para reformar sua operação no Shopping Iguatemi e abriu outras três novas unidades: em Canela, em Taquara e em Montenegro.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna