A Lojas Renner fechará a unidade que fica no tradicional prédio que foi da Livraria do Globo, na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre. A operação funcionará somente até 13 de julho. O café Chocólatras, que fica no terceiro pavimento, também terá as atividades encerradas.
Em nota, a Renner confirmou o fechamento e disse que os funcionários que trabalham no local serão realocados nas demais unidades da região. A empresa continuará com 12 lojas na Capital. O motivo para a escolha desta unidade para ser fechada não foi detalhado. A coluna visitou a unidade na tarde desta segunda-feira (19). A vitrine já indica que a loja está com saldo — há promoções principalmente no andar térreo. Não havia muito movimento.
"A empresa ressalta que as aberturas e os fechamentos são movimentos naturais do varejo e informa que se prepara para inaugurar sua primeira loja circular no Estado", diz o texto, fazendo referência à abertura da unidade de R$ 26 milhões no shopping Iguatemi, antecipada pela coluna.
Entre janeiro e março, a Renner fechou 20 lojas pelo país, duas delas no Rio Grande do Sul. A informação foi passada quando a empresa comunicou ao mercado uma queda de 75,6% no lucro do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022. No Estado, as operações encerradas foram uma Youcom em Porto Alegre e uma Camicado em Novo Hamburgo.
A Renner abriu a loja no prédio da antiga Livraria do Globo em março de 2012. Ou seja, a unidade funcionou por pouco mais de 11 anos. À época, investiu R$ 10 milhões na operação, que tem 3,2 mil metros quadrados e gerou 70 empregos. Além do café, também conta com o Memorial Livraria do Globo. A Renner não explicou, na nota, o que fará com o acervo.
O prédio em questão é quase centenário. O projeto original começou a ser desenvolvido pelo engenheiro italiano Armando Boni em 1924, e a inauguração foi em 1928, de acordo com a prefeitura. Até hoje está no local o antigo letreiro com o nome da livraria e duas das três hermas que o sustentavam, destaca o projeto Arqpoa.
Em tempo, ainda na nota, a Lojas Renner informa que abrirá mais três unidades no Rio Grande do Sul em 2023: em Montenegro, em Taquara e em Canela.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna