Vendida recentemente por R$ 90 milhões à Oscar Calçados, de São Paulo, a operação de varejo da Paquetá teve duas lojas fechadas nesta semana no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, foi encerrada a unidade do Rua da Praia Shopping, no Centro Histórico, onde estava desde 2010. Um cartaz recomenda aos clientes irem até a outra loja da marca na Rua dos Andradas. O outro ponto de venda fechado ficava em Gramado.
Em nota à coluna, a Oscar disse não ter chegado a acordo com os donos dos dois pontos comerciais, afirmou que pretende reabrir as lojas em outro local e acrescentou não ter intenção de fechar outras. No total, foram adquiridas 59. A Ponto Pronto, que administra o Rua do Praia, já negocia com outra marca para ocupar o espaço de 110 metros quadrados, que fica de frente para o McDonald's.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), Nilton Neco, a empresa vai realocar os funcionários da Capital em outras unidades. Em Gramado, serão demitidos.
Antes da compra pela Oscar Calçados, a Paquetá já havia fechado lojas no Shopping Iguatemi, Praia de Belas (Paquetá Esportes e Gaston) e também trocou de lugar uma unidade da Paquetá Esportes no Centro Histórico. O Grupo Paquetá enfrenta uma séria crise financeira há anos e, recentemente, providenciou o encerramento do processo de recuperação judicial para evitar que a falência fosse decretada.
*Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna