Já estão disponíveis os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 no Rio Grande do Sul. É possível consultá-los no site do banco do dono do veículo e também no aplicativo para celular IPVA RS, disponibilizado pela Receita Estadual tanto na App Store quanto na Google Play. É preciso informar a placa e o Renavam do veículo. O desconto máximo neste ano será de 28%, considerando 6% de antecipação e a não correção pela Unidade Padrão Fiscal (UPF, estimada em 4,55%) para pagamento em cota única até o dia 28 porque tem os abatimentos máximos de Bom Motorista e Bom Cidadão (veja tabelas abaixo). No ano passado, chegava a 32%. A Receita Estadual havia aumentado o desconto nos dois últimos anos, como forma de amenizar o aumento forte no imposto, provocada pela elevação no preço dos carros. Antes disso, em 2021, o abatimento máximo era de 25%.
O imposto da colunista aqui teve uma redução de 8,85% para o mesmo carro e no valor disponibilizado para pagamento antecipado. Como já havíamos noticiado, na média do Estado, o IPVA recuou 3,37% neste ano, porque caiu a Tabela Fipe, que reflete a queda nos preços dos veículos e sobre a qual é aplicada a alíquota do imposto. A redução vem após dois anos de forte alta no valor pago pelos proprietários de veículos, exatamente porque os preços tinham subido bastante. O percentual do imposto é aplicado em cima do valor de cada modelo de veículo.
Para quem participa do programa Bom Cidadão, o abatimento pode alcançar 5% sobre o valor do imposto, considerando o cadastro de 150 notas até o final de outubro. Para quem não está no programa, a inscrição é feita pelo site da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A Fazenda também oferece o benefício de Bom Motorista, para condutores sem multas registradas nos últimos anos.
A taxa de licenciamento, porém, subiu de R$ 94,10 para R$ 99,65. Ela também já pode ser consultada e paga.
Sobre o DPVAT, ainda não há definição. O seguro obrigatório não é cobrado há três anos. Saiba mais: DPVAT: indenizações estão suspensas e cobrança pode voltar em 2024
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna