A partir desta sexta-feira (29), o IPVA dos gaúchos terá uma correção monetária de 4,72%. É a Unidade Padrão Fiscal (UPF), que reflete a inflação acumulada em 12 meses pelo IPCA-15. Quem pagou até ontem se livrou deste aumento. O desconto de 6% de antecipação segue valendo até 31 de janeiro. Depois, cairá para 3% em pagamentos até final de fevereiro e para 1% até final de março.
Para se ter uma ideia para comparação, a rentabilidade da poupança está em 0,5% ao mês. A lógica é ver se o dinheiro aplicado rende mais do que o desconto oferecido no período. Pode parecer um ganho pequeno para alguns, mas quem está acostumado com um bom planejamento financeiro sabe a diferença dos suados pontos percentuais.
Em tempo, não vale ficar inadimplente com outras contas para antecipar o IPVA. Multas e juros superam o desconto. Também não se deve tomar empréstimo. Estamos, aqui, indicando possibilidades para quem tem o dinheiro na mão para quitar o imposto.
Sistema fora
Aliás, nesta sexta-feira, está ocorrendo uma parada do sistema até as 18h. Neste período, não é possível realizar pagamentos e consultas de valores nos bancos credenciados, no site da Receita Estadual e no aplicativo do IPVA.
Veja como pagar o imposto: Quinta-feira é o último dia para pagar o IPVA 2024 com desconto máximo de 28%, que inclui o de Bom Cidadão e o de Bom Motorista
Aliás, relembre quando a coluna antecipou que o IPVA ficou menor neste ano: IPVA 2024 cairá no RS após dois anos de alta forte
Saiba também sobre o seguro obrigatório: DPVAT: indenizações estão suspensas e cobrança pode voltar em 2024
===
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna