O fechamento da Hyperloop One não afeta o plano da HyperloopTT de ter um "trem" ultrarrápido para ligar Porto Alegre e Caxias do Sul em 20 minutos, passando por Novo Hamburgo e Gramado. A garantia foi dada à coluna pelo diretor da HyperloopTT na América Latina, Ricardo Penzin. O nome é muito parecido, mas são empresas diferentes. Ambas vinham desenvolvendo a mesma tecnologia de transporte de passageiros em cápsulas por túneis a vácuo, ideia proposta pelo empresário Elon Musk em 2013 e que, pela quase ausência de atrito, permite alcançar alta velocidade. Trata-se da tecnologia hyperloop.
A startup norte-americana Hyperloop One foi fundada em 2014 e arrecadou US$ 450 milhões em fundos de capital de risco, inclusive da Virgin. O teste com passageiros, em 2020, foi frustrante em termos de velocidade. Mais recentemente, havia mudado o foco para transporte de cargas.
Já a outra empresa, a francesa HyperloopTT, contratou a gaúcha Ecossis Soluções Ambientais para conduzir o processo de licenciamento do projeto no Rio Grande do Sul. Um termo de referência já está sendo encaminhado junto à Fepam, fundação estadual. Depois, o próximo passo será o estudo de impacto ambiental, etapa importante para avançar na captação de recursos com investidores. Na sequência, vem a busca pela licença prévia e, para início de obra, é necessária a de instalação, que poderá, também, passar pelo Ibama, órgão federal.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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