Já se vão 15 anos que o Zaffari está em São Paulo e, lá, é Záffari. O acento ainda gera curiosidade dos gaúchos que estão sempre de olho no supermercado do esquilo. Um leitor recentemente questionou novamente a coluna, que aproveitou uma ida à loja daquele Estado para conversar com clientes. Mas antes, lembremos que o acento agudo foi adotado pela rede lá em 2008, logo que abriu a primeira unidade paulista. O motivo foi enfatizar a pronúncia correta do nome. "Foi uma espécie de 'licença poética' tomada na época, que acabou ficando", explica a empresa, pois havia clientes que colocavam a ênfase na sílaba do meio.
Hoje, são dois supermercados Záffari em São Paulo. Na semana passada, a coluna esteve no do bairro Perdizes, que fica no Bourbon Shopping São Paulo, ao lado do estádio do Palmeiras. Uma das clientes com quem conversou, a gaúcha Tatiane Sanders, de Porto Alegre, mora em São Paulo há 10 anos, quando se casou com o paulistano Gilmar Ângelo. Agora, com um filho, a família vai ao Záffari com frequência para fazer as compras da casa.
— É a mesma coisa do que comprar lá (em Porto Alegre). Além das compras do mês, venho pegar erva de chimarrão, que não tem nos outros mercados daqui. Aqui tem cuia, bomba, erva-mate... — diz.
— Estamos sempre aqui, moramos perto — complementa o marido.
O casal, porém, nunca havia reparado no acento. Já o palmeirense Júnior Bonetti pronuncia a marca corretamente e entende que o acento pode ter ajudado nisso. Ele é cliente nos dias de jogos, porque vai ao súper comprar bebidas antes de a partida começar. Bonetti acha o Záffari mais "bonito" e "organizado" do que outros na cidade. A segunda loja fica no shopping Morumbi Town, na Vila Andrade. Além dos letreiros do supermercado, o acento aparece em todo o material de divulgação local da empresa, como panfletos e cartazes. Em tempo, o Zaffari reforça que a grafia diferente será mantida em São Paulo.
Novas unidades
O Zaffari diz estudar o desenvolvimento de novos projetos para São Paulo, mas sem definições. Em abril, a coluna registrou o plano da empresa de abrir um atacarejo da marca Cestto por lá. O primeiro foi inaugurado em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Há também empreendimentos do modelo previstos para Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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