Das mais de 2,8 mil expositoras da Agritechnica, em Hannover, na Alemanha, apenas 28 eram brasileiras. Mesmo que seja difícil carregar grandes máquinas agrícolas do Brasil para a Europa - ainda que a gaúcha Stara tenha levado o seu gigante Imperador -, havia espaço para mais. Das oito que estavam concentradas no estande do Brasil, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), seis eram gaúchas: Vence Tudo, São José, Cimisa, Stara, Eirene e Indutar. Elas levaram de máquinas agrícolas a implementos, passando por processadoras de sementes e soluções que usam inteligência artificial para o campo.
Gerente de Mercado Externo da Vence Tudo, Jair Bottega chamou a coluna para contar da visita de 50 paraguaios. Pela proximidade que reduz custo logístico e pela vocação agrícola, o Paraguai é o maior cliente internacional da fabricante de implementos agrícolas, que tem sede em Ibirubá.
- Da nossa exportação, 40% vai para o Paraguai. Do geral, 10% do nosso faturamento vem da venda ao Exterior - detalhou.
Bottega comenta que o mercado está bastante parado, após dois anos "fantásticos". O juro está alto e o produtor rural está com dificuldade de acessar o crédito, além de ainda estar inseguro quanto ao rumo da política e da economia do país.
- Há muito produto estocado no nosso setor. Houve uma demora para identificar que estava caindo demanda. Até maio de 2024, deve ficar assim, melhorando depois da próxima safra de soja.
Já a Cimisa, de Tapejara, esteve pela primeira vez na Agritechnica. O gerente comercial Fábio Rubenich disse que fez vários contatos, inclusive da América do Sul apesar de a feira ser na Alemanha, pois ela atrai clientes de todo o mundo.
- Muitas revendas estão buscando produtos para seus clientes, o que é legal, pois promete uma venda em escala.
* A coluna viajou à Agritechnica a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul)
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Agritechnica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna