Empresa de São Paulo que fabrica e revende outras marcas de máquinas agrícolas, a NB assumiu a representação da gigante alemã Claas no Rio Grande do Sul e está montando um centro de serviços em Estrela. Antes, a marca europeia entrava no mercado gaúcho pela Languiru, que enfrenta uma seria crise financeira. A localização escolhida pela NB para sua operação no Estado, inclusive, visa facilitar o atendimento aos clientes que estavam com a cooperativa, que é da região.
Os equipamentos vão de tratores a colheitadeiras e enfardadeiras. A comercialização é feita pelas revendas, com a assistência técnica garantida pela NB, que também produz máquinas das marcas Nogueira e JF. Na última Expointer, foram vendidas seis colhedoras de forragem da marca Claas.
A coluna encontrou os executivos Édson Miquilini e Marcelo Baldessin, da NB, durante visita à fábrica da Claas, aqui na Alemanha. A indústria foi fundada em 1913 e sua primeira tecnologia, inovadora para a época, foi um equipamento que faz o nó que prende aqueles grandes fardos de feno e palha no campo. A empresa gera 12 mil empregos e fatura mais de 3,5 bilhões de euros por ano.
* A coluna viajou à Agritechnica a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul)
Leia o que já foi publicado sobre a feira em Agritechnica.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna