Estava planejado para 2013, mas o fogo que atingiu o Mercado Público adiou em 10 anos a reinauguração de um restaurante fundado em 1976 no tradicional ponto do Centro Histórico de Porto Alegre: o antigo Restaurante Trensurb, que agora voltará como Rincón 74. O espaço fica no segundo piso e estava pronto para reabrir na época do incêndio, que provocou um prejuízo de R$ 400 mil. Desde então, a área ficou interditada pela prefeitura. Foi liberada em julho de 2022, permitindo a retomada da reforma, cujo investimento chegou a R$ 1,5 milhão.
O novo restaurante terá foco em carnes assadas na parrilla, típica na Argentina e no Uruguai. O proprietário, Jader Hack Gomes, também é dono do Naval, restaurante de frutos do mar aberto em 1907 no Mercado Público.
— Sempre quisemos trabalhar com carnes. Hoje, o gaúcho cedeu do espeto para a parrilla. Mas vamos trazer pratos da culinária gaúcha que se perderam aqui na Capital, como a língua de cordeiro, que ainda se faz no Alegrete com vinagrete — exemplifica o empresário, que chegou a cursar Direito, mas não avançou na profissão por gostar mais do comércio.
A inauguração está marcada para 15 de novembro. O Rincón 74 ocupará as lojas 72, 74, 76 e 78 no segundo piso do Mercado Público, quase em cima do Naval. O espaço com 200 metros quadrados possui amplas janelas com vista para o antigo prédio da prefeitura. Nas paredes, ficarão expostos tijolos originais usados na construção do Mercado Público. O teto tem um ponto mais alto com as laterais em curva, no estilo das catedrais.
Ao todo, serão 160 lugares para os clientes, com mesas internas e também em um salão fora da loja, e 35 funcionários para a operação. Alguns assadores estão sendo trazidos de Bagé, Dom Pedrito e Santa Maria. Os clientes poderão escolher as raças e os cortes de carnes na vitrine, para depois assistir ao preparo do churrasco. O restaurante funcionará todos os dias da semana.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna