Além de ser bicampeão de um importante prêmio nacional de inovação, o programa Pro_move Lajeado fez um contato importante no evento em Brasília para avançar no monitoramento de rios, barragens e alerta de cheias. O destaque é de Mariela Portz, diretora de inovação do município, que fica na região duramente afetada pela enchente. A conversa é com a Televale, de Minas Gerais, que, com bastante tecnologia, desenvolve sistemas para evacuação de localidades em caso de rompimento de barragens, usando sirenes eletrônicas sem fio de longo alcance.
A empresa mineira venceu com "Inovação de Produto" o prêmio de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já o Pro_move Lajeado venceu, nesta segunda vez, na categoria Ecossistema de Inovação em cidades de pequeno porte.
- Um dos nossos diferenciais é a resiliência. Estamos ganhando força e estruturação com o passar dos anos e os resultados começam a aparecer. Por ter a pretensão de mexer na cultura da cidade, precisamos de tempo de consolidação - diz o prefeito Marcelo Caumo, que foi receber o prêmio e refere-se ao tempo de maturação que um projeto de inovação precisa.
Criado em 2018, ele tem implementado ações de inovação unindo universidade, governo, empresas e comunidade.
- Nesta guerra por atração de negócios de alto valor agregado e capital intelectual, sai na frente quem oferece um ambiente de interconexões rápidas e qualidade de vida. E isso Lajeado tem! - arremata a diretora Mariela.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna