Negócio entre gaúchos no setor logístico. Grupo de transporte de passageiros de Santa Cruz do Sul, a Viação União Santa Cruz comprou a Expresso Palmares, companhia do mesmo setor que iniciou as atividades em 1953, em Palmares do Sul. A empresa adquirida cumpre 25 itinerários entre 19 municípios e faz transporte coletivo urbano nas cidades de Capivari do Sul, São José do Norte e Viamão, além de transporte escolar e de turismo. As negociações duraram seis meses. O valor da transação não é informado.
A marca será mantida, conta o presidente da Viação União Santa Cruz, Flavio Paskulin. Segundo ele, os 80 funcionários também serão absorvidos. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do Rio Grande do Sul (Sindirodosul) também destacou à coluna que não houve demissões. A ideia, com a aquisição, é renovar a frota de 37 ônibus da Expresso Palmares, trocando alguns veículos e fazendo reparos em outros.
— Conhecemos bem a empresa e o seu potencial de crescimento. Há 10 anos, eles (a Expresso Palmares) já estavam com parte de sua frota instalada na nossa base em Porto Alegre, no bairro Humaitá, onde são feitos serviços de limpeza nos veículos, com dormitórios para os motoristas — conta Paskulin.
A Viação União Santa Cruz nasceu em 1956, quando o motorista Laurêncio Schuh adquiriu seu primeiro ônibus. Dois anos mais tarde, entrou o sócio Elemar José Frantz. Décadas depois, se fundiram com as empresas Pereira e Silva, Dellazen e Expresso Gaúcho, além de também adquirirem a Filter Forgiarini, Antonello Transportes, Fardin e Trevisan. Hoje, a Santa Cruz conta com 400 funcionários e uma frota de 140 ônibus.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna