De origem chinesa e agora com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, a Drayton Aerospace fechou contrato de locação para expandir as operações no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A estrutura alugada por 10 anos é um hangar que foi usado pela Varig por 70 anos para manutenção de aeronaves, além de um espaço para fazer teste de motor com isolamento de ruídos. A partir de agora, serão solicitadas as autorizações necessárias, incluindo o licenciamento ambiental junto à Fepam. Nos planos, está investir R$ 212 milhões em um ano, que se somam ao aporte de R$ 50 milhões já feito, conta o diretor Rodrigo Cauduro.
A Drayton comprou, em 2019, ferramentas e equipamentos que eram da Tap, que, por sua vez, havia adquirido da Varig. O investidor pensava em levar os equipamentos e desocupar os espaços na capital gaúcha, mas Cauduro o convenceu a ficar. A ideia, agora, é até atrair mais voos ao Estado.
- O que mais convenceu o investidor a permanecer aqui foi a qualificada mão de obra no Estado, especialmente mecânicos de manutenção de aeronaves e engenheiros. O polo aeronáutico no Rio Grande do Sul é reconhecido internacionalmente, pois foi onde nasceu a Varig e a TAP permaneceu por 15 anos - detalha o executivo, que também foi "variguiano" e conta que há um convênio da Drayton com uma escola aqui que forma estes profissionais.
Quando estiver operando, a ideia é faturar US$ 100 milhões por ano. Já há clientes que querem trazer aeronaves. Dos atuais 85 empregos mantidos em uma estrutura menor já ocupada, o plano é chegar a 700 postos de trabalho em três anos. A nova área tem um passivo ambiental, pois era usada para galvanização de trem de pouso, quando é colocada uma camada metálica para maior resistência. O produto contaminou o local, que passa por um tratamento. A Drayton não pretende fazer este procedimento aqui.
O projeto está recebendo o apoio do presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que visitou as instalações. Ele chega a projetar a possibilidade de recuperar os quase 4 mil empregos do auge da manutenção de aviões quando Varig e TAP operaram os hangares.
- Estou os conectando com um grupo investidor de aeroportos privados e com o governo gaúcho - diz o deputado, que também tem paixão por aviões.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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