Empresa de Estrela, no Vale do Taquari, a Indústria de Alimentos Estrela, dona da marca de leite Latvida, entrou na Justiça para desistir do pedido de recuperação judicial. Conforme a coluna noticiou, o grupo havia solicitado a reestruturação no final de abril. A Justiça já tinha até aceito o pedido de antecipação dos efeitos do mecanismo, mas ainda não havia deferido a recuperação em si.
Um dos motivos pelo qual a empresa justifica o pedido de desistência, agora, é uma outra decisão judicial. Depois de acolher o pedido de antecipação dos efeitos da recuperação, a juíza revogou a parte do despacho que suspendia a cobrança de recebíveis. Securitizadoras recorreram da primeira decisão e a Justiça entendeu que esses créditos não faziam parte da recuperação judicial.
No pedido de desistência da recuperação judicial, ao qual a coluna teve acesso, a empresa fala que essa decisão causou "desestabilidade financeira e desgaste na relação da Requerente com seus clientes", já que, conforme ela, o dinheiro foi usado para "manutenção da atividade fabril, através do pagamento dos produtores rurais, fornecedores de leite in natura e dos transportadores". Também foram citadas execuções fiscais no Paraná que não estariam inclusas na liminar concedida, e que, "pela atual conjuntura", um plano de recuperação judicial seria "totalmente prejudicado".
A coluna tentou contato com o escritório de advocacia que representa a empresa, mas não teve retorno até a publicação. Procurado, o escritório Estevez Guarda, administrador judicial do processo, confirmou que foi protocolado o pedido de desistência, mas ressaltou que não houve manifestação por parte da juíza ainda.
No pedido de recuperação judicial, a indústria informou ter dívidas que somam R$ 107,2 milhões, principalmente com credores financeiros, como bancos e fundos. A empresa gera, atualmente, 400 empregos diretos e indiretos em unidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
A marca Latvida era da VRS Indústria de Laticínios, que foi uma das envolvidas na Operação Leite Compensado e chegou a ter a unidade de Estrela interditada por irregularidades na produção. Em 2013, entrou em recuperação judicial. Na época, houve uma disputa entre os irmãos e sócios Rui e Valdir Sulzbach. Rui é o atual diretor da Indústria de Alimentos Estrela, que pediu a recuperação judicial agora.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna