A Polícia Civil interditou na madrugada de quarta-feira em Estrela o depósito da VRS Indústria de Laticícios, responsável pela fabricação do leite da marca Latvida. A ação conjunta com a Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da secretaria da Agricultura, ocorreu após denúncia encaminhada à Delegacia de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.
De acordo com a secretaria, as condições de higiene do depósito levaram à interdição. Além disso, foi constatado que a empresa estava reaproveitando produtos retirados do mercado. A empresa contesta as alegações e afirma que um lote do produto está retido no depósito em Estrela por conta da Operação Leite Compen$ado. Nesta quinta-feira, a secretaria da Agricultura deve analisar o caso.
A Latvida foi uma das empresas com lotes de leite retirados do mercado na operação Leite Compen$ado, deflagrada no início de maio para investigar fraude que consistia em acrescentar água no leite para aumentar o volume do produto. Para mascarar a diluição, ureia com formol era acrescentada à mistura.
Nota da Latvida sobre o caso:
Após uma fiscalização realizada na madrugada, o Cispoa emitiu laudo de inadequação física do depósito de produtos da Latvida. Embora toda a operação industrial esteja apta e em condições técnicas para produzir, o depósito de produtos foi interditado.
A empresa irá manifestar-se após tomar conhecimento das circunstâncias e do inteiro teor dos processos e procedimentos que levou o DIPOA a interditar o seu depósito de estocagem.
A Latvida novamente assegura que seus produtos tem qualidade e são produzidos com o rigor das normas que disciplinam a indústria láctea. A empresa já provou que os seus produtos nunca tiveram formaldeído e demonstrará sempre que necessário, que age segundo a lei.
A empresa mais uma vez contesta tal posicionamento do CISPOA porém, seguirá em frente, como vem fazendo desde o início de todo este processo, cumprindo rigorosamente as determinações das autoridades e acreditando numa rápida solução deste impasse.